Consultor de negócios explica necessidade de investimentos para a
melhoria da qualidade da prestação de serviços, setor que representa
quase 70% do PIB brasileiro
É cada vez mais evidente o avanço do setor de serviços na economia nacional e com ele também a importância do aprimoramento de sua rede estrutural de atendimento, uma vez que se o consumidor está mais habilitado para a contratação de serviços, também está cada vez mais seletivo e exigente em suas necessidades.
É cada vez mais evidente o avanço do setor de serviços na economia nacional e com ele também a importância do aprimoramento de sua rede estrutural de atendimento, uma vez que se o consumidor está mais habilitado para a contratação de serviços, também está cada vez mais seletivo e exigente em suas necessidades.
A mão de obra especializada também atesta o aquecimento do setor, que
junto com o de comércio foi o que mais criou postos de trabalho formal
em 2012, segundo a Relação Anual de Informações Sociais (Rais) 2012,
divulgada pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Foram mais de 794
mil novas vagas, com destaque para os nichos médicos, odontológicos e
veterinários (6,92%), administração técnica (6,72%) e ensino (5,67%).
Neste sentido, o consultor e diretor executivo da V2 Consulting,
Vladimir Valladares, aponta os caminhos da customização ou
personalização de serviços para que as empresas ampliem o leque de suas
ofertas e foquem nas especificidades dos seus clientes, que se
tangilbizam em diferenciadas para a sua consolidação no mercado.
“A maioria das empresas de serviços precisa ter consciência de que
elas não terão a chance de corrigir uma falha antes que o cliente
perceba, e isso pode ser fatal. Por isso, empreendedores, dirigentes e
gestores devem buscar o total controle dos principais vilões que
influenciam negativamente a percepção dos clientes na prestação de
serviços: as falhas no atendimento e no relacionamento com os clientes,
no comportamento na presença do cliente, no conhecimento técnico na
execução dos serviços, e na ausência de padrões e cuidados na execução
dos serviços.
E, para corrigir essas falhas, é preciso “ouvir”. Segundo o consultor
é necessário saber o que o cliente achou dos serviços, se os considera
melhor do que o de um concorrente e identificar onde é possível
melhorar. “Vivemos em uma época em que alguns dirigentes e gestores
ainda pautam suas decisões exclusivamente em competências técnicas, e
elas são importantes, mas com consumidores cada vez mais exigentes,
usando e abusando da conectividade e da interatividade, quem não se
mantiver antenado, acompanhando suas necessidades e expectativas, poderá
ter problemas com o negócio”, destaca. “As empresas que não possuem
essa visão, precisam refletir rapidamente sobre o seu direcionamento.
Mudanças nunca são fáceis, principalmente porque mexem com a cultura da
empresa e exigem que funcionários, principalmente dirigentes e gestores,
saiam da zona de conforto”, explica.
Abaixo o consultor detalha alguns processos, com exemplos de aplicações para melhorar a prestação de serviços e enfrentar os vilões do setor. Confira:
Abaixo o consultor detalha alguns processos, com exemplos de aplicações para melhorar a prestação de serviços e enfrentar os vilões do setor. Confira:
Monitore - Tecnologias ajudam, aproveite: tenha o hábito de
acompanhar um atendimento ou a realização do serviço ao lado do
funcionário, ou, quando possível, fazê-lo de maneira que o colaborador
não perceba. Muitas das falhas percebidas pelos clientes, também seriam
percebidas por outra pessoa da empresa. Para atendimento por telefone, é
muito indicado o uso de recursos de gravação dos contatos, uma
tecnologia que está bastante acessível hoje, e que permitem analisar
tanto o comportamento e a solução dada pelo funcionário, como
identificar algumas sinalizações feitas pelos clientes que podem indicar
uma nova oportunidade de negócio.
Pesquise: de tempos em tempos, entre em contato com alguns clientes,
utilizando-se de um formulário estruturado para identificar se ele ficou
satisfeito com todas as fases da prestação de serviços, desde quando
contatou a empresa pela primeira vez, até o último contato finalizando a
prestação de serviço, e observando não somente as questões diretamente
relacionadas ao serviço contratado, mas também certos processos
administrativos que também geram insatisfações, como pagamentos,
cobranças, assistência técnica etc.
Defina e controle indicadores: estabeleça parâmetros e limites de
desempenho para profissionais e equipes. Controle os números que indicam
se tudo está fluindo conforme planejado. Mas atenção à máxima em gestão
de negócios que diz que só se deve medir o que está definido,
padronizado. Se você ainda não tem processos claramente definidos e uma
única forma de fazer as coisas, quando medir, não saberá muito bem o que
avaliar ou, então, poderá realizar análises incorretas e errar nas
decisões.
Compartilhe e oriente: envolva cada vez mais seus funcionários sobre
as metas e objetivos da empresa, explique como elas são calculadas e,
principalmente, sobre como os resultados individuais são importantes
para a empresa e para os próprios profissionais. Quanto mais conscientes
e participativos para o alcance das metas, mais atentos eles ficarão às
falhas que prejudicam a todos. Utilize-se de treinamentos e reuniões
com frequência. Mas não esqueça, é preciso disciplina, para que estes
eventos gradualmente promovam as mudanças necessárias no comportamento
dos colaboradores e na cultura da empresa. É a constância dos atos que
promove mudanças e não os grandes eventos ocasionais.
Vladimir Valladares:
Diretor da V2 Consulting. Graduado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Qualidade e Produtividade pela Fundação Vanzolini/Escola Politécnica da USP. Possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de Gestão, Qualidade, Processos e Relacionamento com Clientes. Atuou em empresas como Serasa, Embraer, Teleperformance Brasil e TecBan. Liderou e teve participação ativa em projetos de melhoria da qualidade e produtividade empresarial, com conquistas do Prêmio Nacional da Qualidade, certificações ISO 9000, COPC e Programa Brasileiro de Auto-Regulamentação do Setor de Relacionamento com Clientes.
Diretor da V2 Consulting. Graduado em Administração de Empresas, com pós-graduação em Qualidade e Produtividade pela Fundação Vanzolini/Escola Politécnica da USP. Possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de Gestão, Qualidade, Processos e Relacionamento com Clientes. Atuou em empresas como Serasa, Embraer, Teleperformance Brasil e TecBan. Liderou e teve participação ativa em projetos de melhoria da qualidade e produtividade empresarial, com conquistas do Prêmio Nacional da Qualidade, certificações ISO 9000, COPC e Programa Brasileiro de Auto-Regulamentação do Setor de Relacionamento com Clientes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário